terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O olhar dos lobos




Se um lobo o está a observar sua residência, não olhe na direção de algum lugar que você teme que o lobo possa ir até lá. Segundo um novo estudo, citado pelo Discovery News, os lobos têm essa capacidade de conseguir perceber a direção do olhar. Um dom que é de vital importância para a sua sobrevivência em estado selvagem, uma vez que tanto lhe permite saber onde está uma presa ou perceber de onde vem uma ameaça.

Os investigadores consideram que essa faculdade exige um processo mais avançado de pensamento, anteriormente visto em apenas algumas espécies, como o ser humano, os chimpanzés ou os corvos. Friederike Range e Zsofi Viranyi, da Universidade de Viena, descobriram que os lobos criados em cativeiro desviam-se dos obstáculos que estes estivessem na linha de mira de outro lobo ou mesmo de um ser humano. Se nada de interessante estiver no campo de visão, deixarão de responder a consecutivos olhares.

Contudo, se um ser humano estiver a olhar no vazio, o lobo não parará de reagir. Até as 14 semanas, os lobos seguem a direção dos olhares no vazio e só mais tarde desenvolvem a capacidade de olhar à procura de objetos. Esta constatação sustenta a tese de que são usados dois processos autônomos de pensamento para seguir diferentes tipos de olhar, defendem os dois investigadores.

A próxima pergunta a responder é a de saber se eles sabem que nós sabemos que eles sabem onde é que a comida está escondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário