terça-feira, 26 de junho de 2012

O Cão Lobo de Saarloos

O Cão Lobo de Saarloos é uma das únicas duas raças de cães oficiais que tem uma porcentagem de sangue de lobo de verdade.


Origem

O Cão Lobo de Saarloos, também conhecido como Lupóide de Saarloos vem da Holanda e foi obtido do cruzamento de lobos com pastores alemães. O Cão Lobo Tchecoslovaco que é a outra raça com sangue de lobo foi obtido de maneira semelhante, mas é mais forte e mais independente.


Aspecto Geral

É um cão robusto, de pelagem e estrutura rústicas, que são reminiscências do lobo. Embora a ossatura de seção oval seja robusta, deve ser rústica. Sua construção é harmoniosa, os membros são longos sem que o cão pareça pernalta. Há uma diferença bem pronunciada das características secundárias entre machos e fêmeas.


Comportamento


Este cão é inteligente, cuidadoso e vigilante tem um bom olfato e é encantador e afeiçoado. É paciente com as crianças da família, ladrando raramente, e as cadelas têm o cio apenas um vez por ano. São cães realmente sociáveis, mas não convivem bem com outros cães e pessoas estranhas.

É um cão esperto, que explode energia, com evidência de ser um caráter independente. Ele obedece apenas a sua livre vontade, não sendo submisso. Em relação a seu dono ele é devotado e com alto grau de confiabilidade. Em relação a estranhos é reservado e um tanto desconfiado, demonstrando tendência de serem cautelosos com novas situações e estranhos, mas se os primeiros contatos forem bem conduzidos esta raça aceita-os com normalidade.

Sua reserva e proximidade com os lobos e sua vontade de fugir em situações inusitadas é típica do Lupóide de Saarloos e deve ser mantida como qualidade típica da raça. Quando estranhos se aproximam do Lupóide de Saarloos, eles deveria ter algum conhecimento sobre o comportamento desse cão, pela sua reserva e vontade de fugir, qualidades atávicas que traz como bagagem. Uma aproximação forçada por um estranho pode resultar num irresistível desejo de fugir. A eliminação dessa tendência, por exemplo, através da supressão da liberdade num cão mantido numa guia, pode fazer seu comportamento parecer nervoso.



Por ser um cão descendente direto do lobo, ainda guarda traços do mesmo, sendo necessário que o dono saiba bem como tratar deste cão, já que seu comportamento é bem diferente de outras raças, mas com treinamento e cuidados adequados pode ser um cão completamente normal.



Cores e medidas

As cores vão do claro ao escuro, chamada cinza lobeiro, com nuanças marrons do tipo selvagem, chamada de marrom-madeira e um tom claro de creme para o branco. É um cão de porte grande, a altura na cernelha, nos machos, varia entre 65 e 75 cm. Nas fêmeas, varia entre 60 e 70 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário