quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mais esperto que a raposa



Nas histórias do Chapeuzinho Vermelho, Pedro e o Lobo e os Três Porquinhos, o lobo é apresentado como um animal cruel e selvagem, e quase sempre tapeado. A raposa, por sua vez, é sempre esperta: esperta como uma raposa. Na verdade, o lobo pode ser feroz, matando algumas vezes mais ovelhas e veados do que é capaz de comer. Mas ele é também tão esperto quanto a raposa, talvez até mais. prova disso é a organização perfeita da alcatéia (bando de lobos). Os lobos sabem fugir às armadilhas e são astuciosos ao caminhar pela neve. Cada animal põe suas patas exatamente sobre as pegadas do que vai à frente.

Antigamente, o lobo era um concorrente para o homem, mas foi tão caçado que está quase em extinção na Europa. Ele ainda existe em grande número na Escandinávia, Sibéria, Ásia e em parte da América do Norte.
Os lobos acasalam na primavera e no verão, e o casal permanece junto pelo resto da vida. Eles se reúnem em bandos no inverno. O famoso uivo do lobo é o sinal para o bando se reunir. Quando a vítima, um veado ou um porco, é descoberta, a caça é comandada pelo chefe do bando. O lobo consegue comer de 5 a 6 kg de carne pelo refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário