quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Lenda de Melion

Este conto é de autoria desconhecida e tratasse de uma história dos intermédios do séc XII, contada por bardos do reino da Inglaterra, ela iniciou-se na Picárdia.

Melion era um cavaleiro da corte do Rei Arthur, muito conhecido por todo velho continente pelo fato de sua incrivel e misteriosa habilidade de caça. Melion era um eterno apaixonado que jurava nunca amaria uma mulher que fosse apaixonada por um outro homem, mas numa corte com tantos cavaleiros, era impossível encontrar uma dama que o amasse unicamente.

Um dia, numa de suas grandes caçadas, Melion se depara com uma belíssima jovem que dizia ser filha do Rei da Irlanda e que ela o amava há bastante tempo sem nunca declarar este amor, o pai da moça a libera para morar na Inglaterra e casar-se com Melion, com o qual tem dois filhos, porém a alegria de Melion não duraria muito tempo.

Melion, sua esposa e seu fiel e nobre escudeiro, num de seus passeios comuns, se deparam com um imenso veado, ao qual a esposa de Melion afirma que não comerá mais nada que não seja a carne daquele nobre e imenso animal. O escudeiro de Melion é então mandado de volta e sozinho com sua mulher, Melion finalmente conta-lhe o segredo de sua tão extraordinária habilidade de caça. Melion usava um anel de uma pedra branca que quando ele se despia e tocava na pedra do anel, transformava-se num imenso lobo e assim caçava tranquilamente qualquer tipo de presa, e somente vestindo-se de novo, Melion seria capaz de retornar à forma humana. Sua esposa então permite que ele se transforme e capture o animal para ela.

Melion transforma-se em lobo e deixa para trás o anel e suas vestimentas para ir na busca do veado. A esposa de Melion rouba-lhe as roupas e o anel e foge com o “fiel escudeiro” que na verdade era seu amante e deixa Melion solitário e na sua forma lupina, correndo floresta adentro.

O pobre Melion viveu por muitos anos de sua vida como um animal selvagem, mas em seu coração ele ainda sente-se como um homem. Um dia ele escuta rumores de que sua esposa teria voltado à Irlanda e Melion entra clandestino dentro de um navio para reencontrar sua esposa. A tripulação por outro lado, ao perceber a presença do imenso lobo, fica totalmente aterrorizada.

Do navio, Melion ouve falar que a Comitiva do Rei Arthur passaria próxima da floresta onde ele estava perto, rapidamente desloca-se até a Comitiva, ao ver o Rei, Melion corre e lambe o seu estribo. Maravilhado com o lobo domesticado, o aceita na corte. Ainda na Irlanda, Melion reconhece seu antigo e infiel escudeiro e o ataca, o Rei Arthur estranha a ação do animal e em vez de sacrificá-lo, captura o escudeiro que após algumas torturas na prisão, confessa o acontecido.

A esposa infiel é convocada pro seu pai, Rei da Irlanda, a devolver o anel e as vestimentas de Melion que finalmente consegue restaurar-se na forma humana. Sua esposa e seu escudeiro deveriam receber uma punição do cavaleiro, mas sua nobreza era tão gigante que ele dispensa a punição e apenas retorna à Inglaterra com o Rei, onde volta a ter sua vida tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário